“Ele não”: Quadrilha junina é eliminada de festival após manifestação contra Bolsonaro

quadrilha junina “Explode Coração”, da cidade de Duque Bacelar, no Maranhão, foi eliminada de um festival de quadrilhas em Teresina após se manifestar contra o presidente da República Jair Bolsonaro. Durante a apresentação, ocorrida nesta quarta-feira (13), os quadrilheiros entoaram gritos de “Ele Não” e “Fora Bolsonaro”. Por conta disso, os jurados decidiram eliminar o grupo da competição, já que há um regulamento que proíbe a manifestação política durante as apresentações.

Pelas redes sociais, a “Explode Coração” emitiu uma nota de repúdio à decisão do festival. Na nota, assinada com apoio da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Maranhão (FEQUAJUMA), os quadrilheiros citam o artigo 5º da Constituição Federal do Brasil, que determina que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença”.

Foto: Reprodução/Instagram

Com o tema “Nosso Santo, Nossas Causas”, o espetáculo desse ano da Explode Coração discute e denuncia a LGBTfobia a partir de um enredo de fé e devoção a Santo Antônio, o Santo das Causas impossíveis. A quadrilha defende que é uma obrigação do grupo se posicionar e cobrar políticas públicas voltadas para essa população.

“A cultura, historicamente, é instrumento de denúncia dos problemas estruturais que maculam nossa realidade, bem como de resistência e transformação social. Com o São João não é diferente. As quadrilhas sempre se utilizaram dos tablados e de seus enredos para exercer seu direito constitucional de livre manifestação. Por isso, repudiamos o evento Cidade Junina que, diante de um regulamento inconstitucional, desclassificou a Junina Explode Coração por ter entoado “Ele Não” e “Fora Bolsonaro”, diz a nota.

A reportagem do O DIA entrou em contato com a organização do evento, que informou que o regulamento da competição determina que “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”. Segundo a organização, a penalidade em caso de descumprimento é a desclassificação.

“A responsabilidade de analisar as regras do concurso é de seus participantes e cabe à organização aplicar as sanções previstas. Por fim, ratificamos que a Cidade Junina respeita a livre manifestação de pensamento e opinião e tem sido, em seus 28 anos de existência, palco de diferentes manifestações culturais e artísticas, abrindo espaço para que a cultura local seja valorizada. No entanto, as regras do concurso precisam ser respeitadas, a fim de garantir um tratamento isonômico entre todos os participantes”, finaliza a nota.

Confira as notas na íntegra:

Nota de Repúdio

A Constituição Federal do Brasil, nossa Lei Maior, em seu art.5°, inciso IX, garante que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença”. No entanto, o evento Cidade Junina (Teresina – PI), a partir de seu regulamento que flagrantemente desrespeita o direito fundamental à livre expressão e manifestação, desclassificou a Junina Exolode Coração em razão de manifestação política.

Nossa Junina, em seu espetáculo deste ano, a partir da temática “Nosso Santo, Nossas Causas”, discute e denuncia a LGBTfobia que tira a vida de tantos e tantas em nosso país, a partir de um enredo de fé e devoção a Santo Antônio, o Santo das Causas impossíveis.

Diante da omissão do atual governo federal para o enfrentamento das violências e demais problemáticas sociais que a LGBTFOBIA impõe ao Brasil; e da obrigação de cobrarmos políticas públicas é que entendemos nosso dever de nos posicionar.

A cultura, historicamente, é instrumento de denúncia dos problemas estrurais que maculam nossa realidade, bem como de resistência e transformação social. Com o São João nao é diferente. As quadrilhas sempre se utilizaram dos tablados e de seus enredos para exercer seu direito constitucional de livre manifestação.

Por isso, repudiamos o evento Cidade Junina que, diante de um regulamento inconstitucional, desclassificou a Junina Explode Coração por ter entoado “Ele Não” e “Fora Bolsonaro”.

Assinam:

– Junina Explode Coração (DUQUE BACELAR – MA)
– Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Maranhão (FEQUAJUMA)


Nota de Esclarecimento

Sobre a desclassificação do grupo junino Explode Coração na noite desta quarta-feira (13), a organização do 28º de Festival de Quadrilhas Juninas vem a público esclarecer que consta no regulamento da competição, Art. 20, que “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”.

A penalidade em caso de descumprimento, como versa o citado artigo, é a desclassificação. 

O regulamento está disponível no site do evento e é entregue a todos os grupos classificados. A responsabilidade de analisar as regras do concurso é de seus participantes e cabe à organização aplicar as sanções previstas.

Por fim, ratificamos que a Cidade Junina respeita a livre manifestação de pensamento e opinião e tem sido, em seus 28 anos de existência, palco de diferentes manifestações culturais e artísticas, abrindo espaço para que a cultura local seja valorizada. No entanto, as regras do concurso precisam ser respeitadas, a fim de garantir um tratamento isonômico entre todos os participantes.

Fonte: PORTAL O DIA

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851