Rede estadual de ensino do Piauí mantém início das aulas presenciais a partir de segunda (7)

A Secretaria do Estado da Educação (Seduc) do Piauí mantém o início das aulas presenciais a partir de segunda-feira (7), mesmo com o crescimento de casos de Covid-19 e aumento da ocupação das UTIs para tratamento da doença. Em vídeo divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (3), o secretário de educação Ellen Gera afirmou que depois de dois anos de pandemia, com ensino remoto e híbrido, “esse é o momento de voltar para a escola”.

Escolas da rede estadual retomam as aulas presenciais no Piauí — Foto: Divulgação/Seduc

Escolas da rede estadual retomam as aulas presenciais no Piauí — Foto: Divulgação/Seduc

Contudo, o gestor informou que as escolas da rede tem calendários diferentes. “O período letivo será iniciado a partir do dia 7 em algumas escolas, mas temos escolas com calendários distintos. Então, durante o mês de fevereiro outras escolas vão iniciando”, disse Ellen Gera.

O secretário destacou que a rede tem mais de 600 escolas e mais de 100 anexos rurais e que cada município tem sua realidade. “Inclusive em relação à pandemia. Então cada escola, dada a sua realidade, tem um calendário a seguir”, pontuou.

Nas escolas da rede municipal, as prefeituras poderão decidir sobre o retorno conforme a realidade local. Em Floriano, por exemplo, a prefeitura vai iniciar férias da rede municipal no dia 7, para atrasar o retorno das aulas e conter o avanço de casos.

“As escolas também terminaram o período 2021 em tempos distintos e isso também provoca o início em tempos distintos em 2022. O certo é que a partir do dia 7 já teremos aula na rede estadual de educação”, completou.

Ellen Gera ressaltou ainda que, inicialmente, as aulas serão presenciais, mas, dependendo do contexto da pandemia, algumas escolas poderão ter o modelo híbrido (aulas presenciais e remotas) ou, em casos excepcionais, o modelo remoto. “Vamos respeitar a situação de cada localidade. Cada município precisa analisar a sua condição e a realidade de cada escola. Teresina, por exemplo, tem 150 escolas da rede estadual e [a situação de] cada bairro precisa ser considerada”, afirmou.

O secretário informou que a Seduc está fazendo uma análise escola por escola para esse retorno. “Fizemos uma inspeção em todas as escolas. Aquelas que já encontram condições de voltar as aulas com segurança em relação à pandemia, que já cumpriram o protocolo, que estão com o ambiente preparado, estão autorizadas pela rede”, declarou. O gestor afirmou que há um plano de contingência para o caso de suspeita e confirmação de contaminação de algum aluno pelo novo coronavírus. “As escolas têm a orientação necessária para tomar as providências cabíveis”, disse.

Turmas de 5º e 9º anos da rede estadual de ensino voltam às aulas presenciais no Piauí — Foto: Seduc PI
Turmas de 5º e 9º anos da rede estadual de ensino voltam às aulas presenciais no Piauí — Foto: Seduc PI


Segundo Ellen Gera, no protocolo há previsão de suspensão das atividades presenciais em uma turma, turno ou mesmo em toda a escola. Esse período de suspensão é de até sete dias.

O secretário destacou que os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento, serão mantidos. Além da cobrança de cartão de vacinação. A Seduc relatou que ainda há reformas que estão em andamento em algumas escolas e que nesses casos os alunos estão sendo deslocados para outros prédios.

Fonte: G1/PI

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851