A maioria de nós já escutou algo do tipo: “leite com manga faz mal”, mitos que ninguém sabia explicar o porquê, mas que eram repassados fervorosamente e tidos como verdade absoluta. A seguir separamos alguns destes mitos que eram e ainda são contados, explicando o que acontece de fato, confira.
Um Raio Nunca Cai Duas Vezes no Mesmo Lugar
Mentira, embora a chance seja pequena, ela existe. Uma árvore ou para-raio, por exemplo, pode atrair três descargas numa única tempestade.
Assistir TV Perto Demais Prejudica a Visão?
Mentira! Mas ela pode indicar um problema já existente. Há também quem diga que as televisões antigas emitiam um tipo de radiação prejudicial à visão, o que não acontece hoje.
Passar a Mão Numa Borboleta e Depois no Olho Pode Te Deixar Cego?
Mito! O que pode acontecer é alguma escama da asa da borboleta entrar em seu olho e irritar a região, mas cego você não irá ficar – ainda bem.
Engolir Chiclete Pode Fazer com Que Ele Grude no Estômago
Mentira! Mas ainda assim não é recomendável engolir chicletes, pois ela não é digerida muito bem, saindo pelas fezes como entrou e deixando esta mais elástica.
Sair do Banho Quente e ir Para Ambiente Frio dá Choque Térmico?
Mito! O que ocorre não é um choque térmico, pois no Brasil não há uma variação de temperatura suficiente para causar o choque, no entanto você pode sim ficar resfriado e até ter uma paralisia facial.
Cães Sentem “Cheiro” de Medo?
Mentira, mas ainda assim eles podem interpretar reações das pessoas como uma ameaça e então se preparem para se defender. Isso incluir aceleração da respiração, transpiração, mudança facial e até de postura.
Gatos Caem Sempre de Pé?
Mentira! É necessária uma altura mínima para eles corrigiram a postura a tempo. A maioria consegue fazer isso até 30 centímetros do chão.
Plantas Carnívoras Comem Pessoas?
É mentira! Elas também não se alimentam de carne, pois elas gostam mesmo é de insetos. A única exceção feita é com relação à Nepenthes rajah, capaz de se alimentar de ratos, lagartos, passarinhos e até mesmo pequenos sapos que caem no interior de seus jarros.
Faz Mal Engolir Catarro?
Sim, faz! Às vezes quando estamos gripados acabamos fazer isso por não ter um banheiro por perto ou por simples vergonha de escarrar, mas aquela secreção chamada muco pode ir parar nos pulmões e favorecer o surgimento de uma pneumonia.
Tomar Sorvete no Frio Provoca Dor de Garganta
Mentira! Os vírus e bactérias são os verdadeiros responsáveis por provocar inflamações na garganta, como amidalites e faringites, o sorvete nada tem a ver com isso. Na verdade, ele pode até ajudar se você estiver com dores na região, já que alimentos de baixa temperatura podem diminuir a sensação de dor.
A Floresta Amazônica é Mesmo o Pulmão do Mundo?
Não, na verdade as algas marinhas é quem são, pois a floresta também libera gás oxigênio pela noite e não tem uma dimensão para exercer tal papel.
Manga com Leite faz Mal?
Puro mito! A manga é fonte de energia e fibras, enquanto que o leite é rico em cálcio e proteínas. Há quem diga que a lenda surgiu no período colonial quando os senhores de escravo tentavam convencer os escravos a não tomar leite, pois era uma bebida cara, nisso surgiu o mito.
Comer e Ir para Piscina Faz Mal?
Depende! Se você conseguir ficar estático não faz, o problema é quando você começa a se agitar intensamente, nadar e pular, pois o estômago precisa de uma quantidade de sangue concentrada para a digestão e desviar o foco do mesmo pode prejudicá-la.
Elefantes Têm Mesmo Medo de Ratos?
Mentira! Apesar de a história ser muito retratada em animações, o argumento mais usado para quem defende essa ideia é a de que ele temia que o rato entrasse em sua tromba e o matasse asfixiado. A conclusão pode ter sido tomada devido a uma reação desse animal a um bicho estranho para ele que o surpreendeu, mas a história é um mito.
Fones de Ouvido Prejudicam Mesmo a Audição?
Infelizmente! Estima-se que quem ouve música alta nos fones por mais de uma hora por dia por cinco anos ou mais pode ter a audição reduzida.
Baratas Resistiram a Uma Guerra Nuclear?
Verdade! Elas aguentam ficar até um mês sem comer, suportam dez vezes mais radiação que o homem, têm uma enorme capacidade de reprodução e têm uma grande facilidade de adaptação a novos ambientes.