Fé, devoção e muita emoção marcaram a abertura do festejo em honra a Santa Luzia, uma das mais populares santas do Brasil, no município de Luzilândia região norte piauiense com uma procissão que teve a participação de centenas de devotos, vindos de diversos cantos do Piauí.
A procissão saiu do povoado Candeeiro zona rural do município por volta das 17:00 hs, na tarde desta sexta-feira (01), percorrendo cerca de 5Km, até a Igreja Matriz de Santa Luzia que completa 75 anos de celebração (1942 – 2017), com cânticos, hinos, e muita oração os fies percorreram o trânsito na PI- 214 que ficou parada por alguns minutos, mas os motoristas que ali passavam não pareciam se incomodar. Dezenas de fiéis iam se juntando a multidão e tomando as principais avenidas e ruas da cidade, numa verdadeira demonstração de fé e devoção cristã.
Foto: JB Damasceno |
As festividades começaram bem cedo com queima de fogos pela manhã, celebração de uma missa dedicada aos romeiros. De cada canto, uma história, mas o sentimento era o mesmo, de gratidão à graça alcançada.
Este ano o trezenário em honra a padoeira de Luzilândia- Santa Luzia tem como tema: É festa, 75 anos de missa. E tem como lema A exemplo de Santa Luzia sejamos seguidores de Jesus, celebrando 75 anos de paroquia.
Ao término da procissão, que durou pouco mais de uma hora, em seguida foi feito o levantamento do mastro próximo a estátua de santa Luzia, após deu-se início a celebração eucarística. A praça da igreja matriz foi tomada por milhares de pessoas. Não faltou louvor e adoração. Às pessoas que compareceram não pararam um só segundo de cantar.
Foto: JB Damasceno |
A organização do evento classificou o festejo como um sucesso de público. Os festejos iniciaram neste dia primeiro de dezembro e vai até dia 13, todas as noites com novena e leilões na paróquia e praça de Santa Luzia.
Fonte: Com informações do Blog do Eduardo Garcess, editado.