Festejos de Santa Luzia em Luzilândia; um convite para vivencia de devoção, oração e fé

De 01 a 13 de Dezembro, a cada ano, a Paroquia de Santa Luzia em Luzilândia no Norte do Piauí celebra o tradicional momento dos festejos de sua Padroeira, isto é, a festa da protetora da luz, cujo tema este ano reflete: “É FESTA, 75 ANOS DE MISSÃO!”. E é essencial adentrar na profundidade desse tema, após um ano eclesiástico inteiro de leituras bíblicas e cristãs em geral, de semanas e meses de compreensão da palavra divina celebrada na cidade pelo Pároco Ronaldo Sousa e Vigário João Paulo respectivamente que juntos miraculosamente congregam em uma só cidade a sagrada família, visto que Jesus está presente em cada igreja.

Foto: Clenildo Vale
Falar do cristianismo no ano mariano representa entender que Maria fora avisada pelo anjo das responsabilidades, dos compromissos e das aventuras que a gestação, criação e preparação familiar do messias Jesus Cristo Nazareno significaria para si, Maria, para São José e seus irmãos, parentes e amigos mais familiares. Encontro transmite a ideia e a atitude de saber do outro ser humano abençoado que ela gerou, conhecer o próximo que representa o Filho do Deus vivo, entender a dimensão do seu sagrado filho para com a sociedade – não só a da época do povo judeu mas da sociedade universal, de todo o tempo terreno de Nosso Senhor acompanhado de Nossa Senhora Maria em praticamente todos os seus momentos na Terra. Este ano o trezenário tem como Lema: “A exemplo de Santa Luzia sejamos seguidores de Jesus, celebrando 75 anos de paroquia”. Esse termo “seguidores de Jesus” também é muito significativo, porque representa a jornada mariana ao lado e junto com seu filho, nos principais momentos de sua vida: infância, juventude, vida familiar, vida comunitária e vida pública.


Aqui em Luzilândia – Piauí terra da Luz, o cenário é de suma importância e abrangência visto que a população como diz a expressão “leva a maior fé” nessa dimensão de culto, de veneração e de ascensão à santa dignidade que o período evoca. Afinal, são meses de preparação, até o término do ano, mês de dezembro, em que se confraternizam públicos de Luzilândia outras da zona rural e urbana, de cidades circunvizinhas em caravanas, entre outras cidades vizinhas tanto do Piauí, quanto do Maranhão e até de outras cidades, partes do Brasil que enviam caravanas para conhecer mais de perto a fé e a confiança na Santa Protetora da visão, advogada nossa perante Jesus e perante Deus, numa atitude repleta de amor e amizade.


A cidade respeita e respira religiosidade nestes dias, com o acréscimo no comércio de artigos religiosos, na realização de leilões e comercialização de produtos relacionados a religião cristã católica, além de gerar um fluxo de pessoas em viagens, passeios e turismo religioso bem acentuado também. Recebemos em nossa cidade celebrantes de outras Paróquias que vêm colaborar e cooperar na messe apostólica de uma das mais populares Santas do Brasil, em pregações e sermões carregados de atualidade e contextualização, em que o povo consegue aprender e compreender a mensagem, transpondo-a e colocando-a presente no seu cotidiano.

Por tudo que os Festejos representam para a cidade e região, já se tornou um evento tradicional do calendário cívico religioso e até municipal, envolvendo a cooperação e o trabalho colaborativo de várias famílias, operários, comerciantes, profissionais em geral; que dedicam valiosos e honrosos instantes nas procissões, nas missas campais, carreatas, até o dia da Festa em 13 de dezembro – dia de Santa Luzia – em que se expandem e se materializa o clímax desse interessante calendário de orações, preces e rezas entre as pessoas, que demonstram que a união, a abnegação, o respeito, a caridade e a esperança são palavras passíveis de realidade e que a nossa “Padroeira” está presente nesse ato de fé.

Não há força maior que a fé, nem voz mais alta que a oração. Iniciaram festejos de Santa Luzia em Luzilândia. Venha conhecer nossa cidade, nossa gente, nossa cultura, nossa tradição religiosa. Fica aqui nosso convite em nome da organização do festejo. “Luzilândia, terra de Santa Luzia, Oasis do nosso amor…” (Trecho do hino de Luzilândia)

Fonte: Redação Blog na
Mira da Mídia Fotos Clenildo Vale.

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM
png Super Vale (1)

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851