
Prefeitura de Luzilândia não pagou o décimo terceiro salários de seus servidores efetivos. O prazo para o pagamento da 2ª parcela do 13º salário acabou na ultima quinta-feira (20), mas os funcionários não receberam nenhuma das parcelas. Contando com o dinheiro extra para as compras de fim de ano, muitos servidores tiveram que poupar neste Natal, um problema que afeta também o comércio local.
A primeira parcela deveria ter sido paga até o dia 30 de novembro. Cada parcela representa metade do salário que o funcionário ganha. A prefeitura poderá ser multada por descumprir um direito garantido por lei aos trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Luzilândia, Liduíno Carvalho, informou ao Clica Luzilândia que, em reunião com representantes da gestão municipal, ficou acordado o pagamento para o dia 28 de dezembro do 13° salário dos servidores.
Um grupo de funcionários estava se organizando para fazer uma manifestação dia 24 de dezembro, em frente a prefeitura municipal, mas aceitaram o acordo. “Se eles não cumprirem a promessa, nós vamos nos manifestar, porque é nosso direito e nosso dinheiro”, disse uma servidora. Além dos servidores da Administração, educação, os agentes de saúde, mesmo tendo fundo próprio para pagamento de seus salários, também não receberam ainda o 13°.
Além do atraso no pagamento do 13°, muitos contratados estão com dois a três meses de salário atrasados. Um deles, que pediu para não ser identificado, afirma que alguns de seus colegas estão quase passando necessidade, e contam com a ajuda de familiares para superar a crise financeira que a gestão municipal alega está passando. “Essa semana eles pagaram uns e outros não, parece que tão pagando por cara”, comentou um dos contratados, que informou que está com seu salário de outubro, novembro e agora dezembro atrasado.
Como sempre, o Clica Luzilândia tentou conversar com a gestão municipal para comentar a matéria, mas não obtivemos retorno. O espaço, no entanto, fica em aberto caso a Administração queira se manifestar.
Fonte: Clica Luzilândia.