Prefeitura de Luzilândia incentiva produção de farinha no município

A Prefeitura de Luzilândia, através da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento tem incentivado a produção de farinha no município. Visando melhorar a produção de farinha, e ofertar uma farinha de melhor qualidade a secretaria de Agricultura ofertou um curso para os produtores.

Na tarde desta segunda feira (27/09), o secretário de Agricultura Cristóvão Rodrigues, esteve visitando a casa de farinha no Assentamento Olho D’água Cercado, o local através do apoio e incentivo da prefeitura de Luzilândia, hoje é um dos maiores produtores da região.

O Secretario, Cristóvão Rodrigues, destacou o apoio que tem recebido da administração da Prefeita Fernanda, que junto com os produtores da comunidade reativaram o empreendimento Casa de Farinha, que estava desativado há alguns anos. “A senhora prefeita Fernanda Marques ao tomar conhecimento dessa casa de farinha nos pediu que fizéssemos um levantamento de como a casa de farinha voltaria a funcionar e hoje, com o apoio da prefeitura de Luzilândia, através da secretaria de agricultura a casa de farinha foi reativada e a produção voltou a funcionar, o manejo da mão de obra está a todo vapor”. Disse o secretário.

Raimunda Nonata Liarte antiga produtora de farinha comenta que antes do curso a farinha não tinha venda, pois segundo ela não tinha preço e não tinha comprador. “Procurei fazer um curso, procurei a secretaria de Agricultura, agora com o curso estamos fazendo uma farinha de qualidade para fornecer ao município, até o preço aumentou estou muito feliz, quero agradecer ao secretario Cristóvão e a prefeita Fernanda que estão dando total apoio pra essa farinhada”. Destaca Raimunda.

Para Francisco Pereira da Silva (Chico Bilé), presidente da associação de moradores a produção hoje pode ser comparada a uma indústria de farinha. “Antes a nossa maior dificuldade era o incentivo, não tínhamos mercado pra vender a farinha, ficava difícil por isso, aqui produzimos uma farinha de qualidade, na região só tem aqui, agora com o incentivo da prefeita deu uma melhorada pra gente vender o produto, hoje temos como produzir na safra uma faixa de quatro a cinco mil quilos de farinha, juntando todos os produtores da região, também produzimos goma, assim como outras casas de farinha. Pra nós produtores é um incentivo muito grande, se a prefeitura junto com a secretaria de agricultura está comprando a farinha, então é melhoria de vida pra nós produtor que somos aqui do município de Luzilândia”.

Cristóvão comenta que a secretaria disponibiliza os transportes para trazer a produção das regiões vizinhas para fabricar na casa de farinha e assim aumentar a qualidade da produção da farinha da região. “São maneiras que o município tem para alavancar e valorizar o homem do campo, sempre buscando alternativas e parcerias com apoio do poder Público Executivo, gerando emprego e renda para as famílias das comunidades, dar um ganho maior na renda das famílias por conta de agregar valor ao produto”.

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851