Prefeitura de Luzilândia realiza solenidade de posse do Conselho Municipal de Juventude

Na noite desta quinta-feira (19), foi realizada no Complexo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a cerimonia de lançamento e posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude e Políticas Públicas de Combate às Drogas. Luzilândia é a terceira cidade do Estado do Piauí a criar um conselho voltado para a discussão de Políticas Públicas para os Jovens, as outras duas cidades são a capital Teresina e Parnaíba.

Além da posse dos membros do Conselho, o público presente prestigiou algumas manifestações culturais como a Dança Magia Luzitana, Boi Mangangá do Assentamento Palmares e uma peça teatral com jovens da Igreja Adventista. Com teor religioso, trazendo Cristo como opção de salvação para os perigos das Drogas, a peça emocionou os presentes.

Integrado por 12 membros titulares e 12 suplentes, sendo os titulares 06 jovens representantes da sociedade civil e 06 do Poder Público Municipal, o Conselho terá o objetivo de propor, deliberar, contribuir na normatização, acompanhar e fiscalizar políticas relativas aos direitos da juventude, Os mandatos para as funções – que são consideradas “serviço público relevante, vedada, porém, sua remuneração a qualquer título” – serão de dois anos, permitidas reconduções.

No evento estiveram presentes, a deputada Estadual Janaínna Marques, a prefeita Fernanda Marques, o vice-prefeito Oliveirinha, a vereadora Léia Monteiro representando o legislativo municipal, secretário municipais, o coordenador Estadual da Juventude Vicente Gomes, o presidente do Conselho Estadual da Juventude Venicio Moura, a Coordenadora Estadual da CENDROGAS Cida Santiago.

A prefeita Fernanda Marques, assinou os projetos de lei que cria o fundo municipal de juventude, convoca a Conferencia Municipal da Juventude e cria o primeiro Conselho Municipal da Juventude e Combate as Drogas (COMJOVEM) da cidade. O órgão será o primeiro passo para a criação da Secretaria da Juventude ano que vem, o mesmo tem caráter paritário, consultivo e de deliberação colegiada sobre as políticas públicas voltadas à juventude luzilandense.

Para a prefeita Fernanda a criação do conselho é um marco para a cidade e para a gestão. “A posse dos novos membros do Conselho da Juventude e de Políticas de Combate às Drogas, renova a importante e necessária missão de qualquer cidade: construir caminhos de esperança e educação para juventude. Ao lado do Conselho, vamos discutir e debater os desafios, pensar as intervenções de ordem pública e claro, garantir a cada jovem de Luzilândia um futuro do tamanho dos nossos talentos e da nossa força. Comentou a gestora.

O vice-prefeito Oliveirinha destacou a importância do conselho. “Tal iniciativa representa um passo a mais na inclusão do jovem na gestão do nosso município. Luzilândia é a terceira cidade do estado a ter um conselho municipal de juventude”.

Dentre outras competências do novo conselho estão: formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude; fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil; e assessorar o Poder Executivo local na elaboração dos planos, programas, projetos, ações e proposta orçamentária das políticas públicas de juventude.

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851