Festa Junina: Conheça o luzilandense que há 19 anos anos anima quadrilhas e acumula títulos

O marcador é uma figura essencial nas quadrilhas das festas juninas, é ele que harmoniza os passos com a música na base do gogó, a única ferramenta que ele tem para animar, fazer uma espécie de abre alas e guiar a quadrilha. Em Luzilândia, uma figura muito conhecida dessa arte é Francisco Vieira, o Gueguel, como é mais conhecido, que há 19 anos se dedica a arte da marcação.

O marcador de quadrilhas já teve vários nomes, entre eles puxador, animador, condutor… Com o tempo a função, com a mudança das quadrilhas tradicionais para as estilizadas, também alterou, mas ele continua sendo figura garantida nas apresentações. Antes seu papel era marcar o tempo das apresentações e conduzir os passos, gritar o anarriê, avancê, hoje o marcador ficou um pouco mais profissional e fundamental para a animação e qualidade das apresentações.
Gueguel tem 31 anos de idade, 19 anos desses dedicado a animação de quadrilhas. Ele começou no ano de 2000 na Quadrilha “Maluquinhos” da Unidade Escolar João José Filho, hoje é o animador oficial da Junina AMOR NORDESTINO, de Joaquim Pires.
O luzilandense trabalha no serviço geral da Escolinha Disneylândia durante todo o ano. Como animador, o seu ganho é pouco, mas ele leva muito a sério a função que exerce nas quadrilhas juninas, tanto que acumula títulos. “Já ganhei também vários troféus de melhor marcador, como o de melhor do baixo Parnaíba, da região, e em outras cidades que passei me apresentando também ganhei troféus”, conta.
Após tantos anos de dedicação à função, Gueguel diz que tira de letra o papel de marcador, mas ele avisa que não é tão fácil como parece. Além de bastante comunicativo, é necessário dedicação para entender a coreografia, posicionamento e comandos. “Não tenho mais dificuldade porque já faz muito  tempo que eu trabalho, né? Já conheço o grupo junino, os passos, marcações, aí fica mais fácil para desenvolver meu trabalho, junto com temática da quadrilha”, conta.
Na foto acima Gueguel recebe das mãos de Edivan Santos secretário de cultura de Magalhães de Almeida, o prêmio pelo primeiro lugar no Arraiá Festa, festival que aconteceu na última sexta-feira no DNOCS, município de Luzilândia.
O resultado de tanto empenho é possível vê nas apresentações, quando a alegria e a energia da quadrilha chega até a plateia. “Eu sou muito feliz sendo marcador, é uma paixão que levo na vida.  Eu passo o ano contando os dias para pisar no tablado com a minha Junina AMOR NORDESTINO, que tenho muito orgulho de ser marcador”, finaliza.
Fonte: Clica Luzilândia, Editado. 

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851