Certificada e tendo o apoio da prefeitura de Luzilândia, o Grupamento da Ronda Escolar, que faz parte das competências específicas da Guarda Civil Municipal, vem atuando diariamente na segurança de escolas e creches do município, protegendo não somente o patrimônio público, mas também a comunidade escolar.
Para o secretário de segurança Carlos Alberto Castelo Branco, a atuação da ronda passou a ser imprescindível nas escolas municipais devido ao trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Civil Municipal, gestão escolar, servidores, estudantes e famílias, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “A Ronda de Proteção Escolar veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades, zelando por uma cultura de paz. Hoje ela é um braço de proteção comunitária de extrema importância para toda a comunidade escolar municipal”, comentou.
O trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município, também é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas e outros órgãos municipais.
Dependendo do evento são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, de acordo com as necessidades. A Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal conta diariamente com uma estrutura composta por um agrupamento de guardas municipais, que executam o patrulhamento preventivo. Os diretores das escolas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.
Ainda de acordo com o secretário Carlos Alberto, o agrupamento atua diariamente fazendo a ronda escolar e nos prédios públicos. “Desde o inicio do governo está sendo feito esse trabalho de ronda escolar, o mesmo da maior segurança para os alunos, visa coibir más intenções nas imediações, como roubo de celulares não só nas escolas, postos de saúde e em todos os prédios públicos”, afirmou.
Com informações da ASCOM