O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, divulgou na última sexta-feira (16/09), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb). O Ideb é um termômetro criado em 2007 pelo para medir a qualidade do ensino público e privado no país.
Avaliação dos alunos no ensino médio — Foto: JN
As escolas públicas estaduais de Luzilândia, Norte do estado, tiveram um bom desempenho, algumas superaram a média. Em primeiro lugar aparece o CETI Professora Cleonice de Castro Teles com (4.3), chegando superar a nota estipulada pelo MEC, em seguida aparece a U.E. Luís Teixeira com (4.1), em terceiro lugar aparece a U.E. João Francisco com (3.9), já a escola U.E. João de Assis Marques não teve os resultados divulgados, pois o numero de alunos participantes não foi suficiente. Na capital, Teresina, a média das escolas estaduais foi de 4,3. Em todo o Piauí, a média geral as escolas foi 4,0.
“Aumentar o nível de proeficiência dos estudantes é algo desafiador a nossa realidade escolar, assim a gente segue, almejando bons resultados. Assim sendo seguimos trilhando em fortalecer o aprendizado em suas metas individuais”. Comentou Jaciane Barbosa, coordenadora da Unidade Escolar João Francisco.
Ainda segundo os dados divulgados, dos alunos matriculados no ensino médio, 84,1% que fizeram as provas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática eram de escolas estaduais. Apenas 10,1% eram de privadas e 5,6% escolas federais, que não tiveram os resultados divulgados por terem número insuficiente de participantes.
Para a diretora da Unidade Escolar Luís Teixeira, Gardênia Boiba, o resultado é esforço de muito trabalho em equipe. “Apesar de todas as dificuldades nós conseguimos com todo esforço e dificuldade alcançar e super nossa meta de 2021, que era 3.99 e agora esse ano alcançar 4.1, isso nos deixa felizes, saber que estamos trabalhando no caminho certo. Parabenizar aos alunos, professores, coordenadores, administrativo, pais e comunidade. Sem o apoio de cada segmento da escola não teríamos alcançado nossa meta”, comemora a gestora.
Utilizando dados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações externas, o Ideb nacional monitora, em todos os estados e Distrito Federal, a qualidade do Ensino Fundamental, dividido em séries iniciais e finais, e do Ensino Médio. Seu resultado varia de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb. “Só agradecer todo empenho dos alunos, dos pais, dos professores e profissionais da educação, foi muito esforço, e continuamos avançando. O sentimento hoje é gratidão!” disse Cassiane Moraes, diretora do CETI Cleonice Teles.
Blog Na Mira da Mídia