Os estoque de sangue estão baixos em Teresina e no interior do Piauí, segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). De acordo com a direção do órgão, o volume de doações caiu cerca de 40% no mês de maio, e o hemocentro faz um apelo por mais doações.
Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, o hemocentro de Teresina tem recebido menos de cem doações diárias, quando o mínimo necessário para manter os estoques é de 150 doações/dia. O tipo de sangue com estoque mais baixo são os de RH negativo, que segundo Jurandir Martins, são menos frequentes na população brasileira.
Ainda segundo Jurandir, o mês de maio costuma ser um período de queda nas doações. Os doadores costumam esperar para fazer doações em junho, quando acontece o Junho Vermelho e as campanhas se intensificam.
Tipos de sangue ‘O’ positivo ‘O’ negativo e plaquetas estão com os estoques muito baixos no Hemonúcleo Regional de Jaú (SP) — Foto: Rafael Ferraz/ TV TEM
“Realmente estamos registrando essa queda. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, a gente vem oscilando muito”, comentou Jurandir.
O Hemopi abastece toda a rede hospitalar pública do Piauí e parte da rede particular. Há quatro hemocentros no estado, nas cidades de Teresina, Floriano, Parnaíba e Picos.
“A doação de sangue é um ato simples, seguro e rápido, dura em torno de 40 minutos, e você pode cada vez mais compartilhar de ações como essa, que são prazerosas, enriquecem e salvam vidas”, disse.
Veja abaixo os endereços dos hemocentros pelo Piauí
Hemopi — Foto: Catarina Costa/G1 PI
- Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí
- Rua 1° de Maio, 235/Sul
- Contato: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919 / 0800 285 4989
- Horário de funcionamento: 7h15 às 18h (segunda a sexta-feira e feriados)
Hemopi de Parnaíba, no Piauí — Foto: Hemopi
- Hemocentro Regional de Parnaíba
- Praça Antônio Monte, s/n Centro
- Contato: (86) 3321-2854
- Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
- Horário de funcionamento: 7h15 às 18h (segunda a sexta-feira e feriados)
Hemopi de Picos, no Piauí — Foto: Hemopi
- Hemocentro Regional de Picos
- Praça Antenor Neiva, s/n Bairro Bomba
- Contato: (89) 3421-0704
- Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Floriano
Hemopi de Floriano, no Piauí — Foto: Hemopi
- Hemocentro Regional de Floriano
- Rua João Dantas, 1161 Bairro Manguinha
- Contato: (89) 3522-2020
- Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Como ser um doador de sangue
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem já se contaminou com o coronavírus, pode fazer a doação após 30 dias da alta.
Quem já está imunizado, se recebeu doses da vacina CoronaVac deve esperar o prazo de 48h, e se foi com a vacina da Astrazeneca precisa aguardar sete dias. O site do Hemopi apresenta todas informações em relação a quem pode ou não pode doar.
Para fazer a doação é necessário:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.
Fonte: G1/PI