O carnaval 2022 no Piauí também será afetado pela pandemia da Covid-19. Para tentar conter a disseminação da doença, um decreto estadual proíbe qualquer evento ou festa. Em Teresina, o setor público não terá ponto facultativo e o comércio funcionará normalmente. Contudo, escolas, faculdades e universidades no Piauí vão manter a suspensão de atividades e não terão aulas durante o período.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/z/Y/zhCVrBTPur23YxFPyRsQ/sala-de-aula-carteira-vazia-escola-cemei-professora-beatriz-faustino-monteiro-bairro-jardim-marajo-uberaba-27-08-2021-1-.jpg)
Escolas particulares no Piauí mantêm ponto facultativo durante carnaval — Foto: Arquivo Pessoal
Isso porque o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) determinou que as instituições devem seguir o calendário estabelecido no início do ano, que previa a suspensão de atividades entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março.
“As escolas devem seguir o calendário desenvolvido ainda no início do ano, que considera o feriado de carnaval, por isso não funcionarão e os alunos não terão aula”, informou o presidente do Sinepe, Leonardo Airton Soares.
As aulas da rede pública estadual do Piauí iniciam nesta segunda-feira (21) de forma online. As aulas presenciais, que foram suspensas devido ao agravamento da pandemia, poderão ser retomadas a partir do dia 3 de março.
Em todo o estado, escolas privadas retornaram com aulas presenciais ainda no mês de janeiro, seguindo protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos competentes.
Em Teresina, está previsto para a terça-feira (22) o retorno das aulas da rede municipal de ensino no formato híbrido (presencial e remoto). A medida foi anunciada pela prefeitura da capital na quinta-feira (17).
Ao g1, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina, confirmou que os dias de carnaval não serão contados como dias letivos, mas fica a critério das escolas a realização de atividades pedagógicas.
“Não terá aula, não serão contados como dias letivos. Porém, cada escola pode decidir se fará alguma atividade pedagógica com sua equipe”, completou a Semec.
Fonte:G1/PI