A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (7) que vai fazer a entrega de 69 mil testes de detecção da covid-19 para os 224 municípios piauienses.
Foto:Divulgação/Sesapi
Segundo a Sesapi, a entrega em cada município do Conselho de forma proporcional, solicitação de Secretarias Municipais de Saúde/PI), levando em consideração a incidência de casos positivos e a estimativa populacional de população de COSEMS/PI
Os 69 mil testes estão sendo enviados além disso para 11 Regionais de Saúde e 5 núcleos de centrais estaduais que vão fazer uma distribuição para os municípios de hospitais da rede e presídios.
“A entrega dos testes faz parte do trabalho de vigilância da Sesapi com relação à situação da pandemia no Piauí. A orientação do Ministério é que os testes são utilizados em pessoas que estão com sintomas e em seus contatos”, afirmou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.
Falta de testes
O superintendente destacou que a alta de casos de covid-19, tem aumentando a procura por testes rápidos em todo o país, o que tem causado a falta do material até mesmo em farmácias.
“Nós estamos atentos às demandas de nossa população e buscando junto ao Ministério mais testes, para que estejamos monitorando os casos em nosso estado. Pedimos também aos nossos gestores que alimentem os sistemas de informações, pois os dados inseridos lá são usados como parâmetros para uma distribuição”, afirmou Her Guimarães.
O teste rápido mostra o resultado após 15 minutos. No cenário atual da pandemia, o Piauí apresenta uma média de 1.175 casos da Covid-19 por dia e totaliza 351.240 casos confirmados, com 7.444 óbitos pelo vírus.
Fonte: CIDADE VERDE