Nesta quarta-feira (12) o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que os níveis do rio Parnaíba nos municípios de Floriano e Luzilândia permanecem na cota de alerta. Já a cidade de Teresina continua na cota de atenção.
O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.
Teresina
Rua Roland Jacob, no bairro Mafrense, inundada após forte chuva em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI
Na cidade de Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,16 m, ficando então na cota de atenção e abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m. Os níveis estão reduzindo nos últimos dias, já que ontem (11) estava em 5,34 m. Os valores podem mudar de acordo com a ocorrência de chuvas. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.
As chuvas registradas neste mês causaram vários problemas em Teresina, principalmente devido ao escoamento da água. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 494 famílias estão desabrigadas.
A maior parte das famílias atingidas, cerca de 414, são oriundas dos bairros Mafrense, Vila Apolônia, Poti Velho e Residencial Lindalma Soares, localizados na Zona Norte de Teresina.
Floriano
No município de Floriano, a cota do rio Parnaíba está em 8,06 m, portanto a cidade está na cota de alerta e abaixo da cota de inundação que é de 8,98 m, sendo previsto que o nível diminua ainda mais e chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 7,96 m.
Luzilândia
A cota atual do rio Parnaíba em Luzilândia é de 5,18 m, ou seja, apenas uma pequena redução em relação à ontem que tinha 5,19 m. A cidade permanece na cota de alerta e próxima à cota de inundação, que é de 5,70 m.
A cota do rio Parnaíba nessa região está aumentando desde que começou a ter mais vazão liberada pela Usina de Boa Esperança, no dia 28 de dezembro.
Fonte: G1/PI