COE aprova retorno presencial de aulas no Piauí, exceto para crianças

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) aprovou, na terça-feira (11), o retorno presencial obrigatório de aulas para as redes pública e privada de ensino em 2022. A decisão da retomada se deve à redução de casos graves da Covid-19 e ao avanço da vacinação contra a doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Escolas do Piauí adotarão protocolos para retorno das aulas presenciais — Foto: Divulgação/Seduc

Escolas do Piauí adotarão protocolos para retorno das aulas presenciais — Foto: Divulgação/Seduc

Estudantes dos níveis fundamental II, médio e superior serão contemplados. De acordo com o secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, crianças de 5 a 11 anos que ainda não receberam a vacina contra a Covid-19 poderão permanecer em ensino remoto ou híbrido. A decisão ficará a cargo dos pais ou responsáveis.

“Alunos que estão entre a faixa de cinco a 11 anos, onde a vacina não foi garantida ainda, e só agora temos o anúncio da liberação e distribuição dessa vacina, os pais devem ter a faculdade, a liberdade de autorizar o retorno presencial à escola ou ter a continuidade por meio das plataformas digitais”, informou o secretário.

Para o retorno, a Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) elaborou um protocolo com medidas sanitárias a serem seguidas por escolas e universidades, a fim de evitar a propagação da Covid-19. O documento foi revisado pelo COE.

“Para todos esses públicos, a vigilância Sanitária têm um protocolo que foi revisto. [São] métricas de posicionamento dos estudantes na sala de aula e toda uma exigência relativa ao horário de ingresso e saída da escola”, disse.

Segundo o secretário de saúde do Piauí, uma reunião com reitores das universidades do estado deve acontecer nesta quarta-feira (12). Também estão previstas reuniões com o sindicato de trabalhadores da educação e com professores, ambas sem data oficial.

“É inegável que os estudantes tiveram algum nível de prejuízo em razão de toda essa pandemia. Estamos em uma fase em que a vacinação já avança. Temos todo o público acima de 12 anos já garantida a primeira dose, alguns com a segunda também. Os professores, todos já garantiram a segunda dose”, comentou Florentino Neto.

Em entrevista à TV Clube, o secretário também ressaltou que o Piauí iniciou o planejamento para vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid. O estado tem 332 mil crianças aptas a receberem o imunizante.

“O governador Welington Dias (PT) determinou que a gente revisasse toda a logística e se antecipasse, comprasse as seringas e agulhas, que são específicas para o público. Assim que a vacina chegar ao Piauí, em 12 horas, estará em todas as regionais de saúde”, declarou.

O secretário destacou ainda que a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está monitorando o aumento dos casos de gripes em todo o Brasil, e que novos leitos clínicos e de Unidade Terapia Intensiva (UTI) serão abertos no Piauí.

“O intuito é preparar nossa rede para esse aumento do número de casos de síndromes respiratórias, ter uma reação rápida. Sabemos que temos uma elevação dos números de casos de Covid, mas existe uma elevação muito maior de pessoas que estão procurando a rede com Influenza e gripe. Nossos hospitais estão atendendo e já estamos trabalhando o aumento de leitos”, completou Florentino Neto.

Fonte: G1/PI

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM
png Super Vale (1)

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851