A escola Estadual Luís Teixeira em Luzilândia realizou nesta sexta-feira (03/12), a 8ª edição da Feira de Ciências, com o tema: “Desenvolvimento Sustentável: Energia limpa e renovável”. A feira teve como objetivo apresentar à comunidade escolar e local um projeto cientifico de Biologia, Física e Química, e assim envolver as disciplinas que contemplam estes componentes curriculares na área de ciências da natureza.
O evento aberto ao público movimentou a cidade e a comunidade escolar. Tecnologia, sustentabilidade e inovação serviram de inspiração para os alunos da Unidade Escolar Luís Teixeira. A exposição foi realizada na Praça João José Filho. A votação para os trabalhos foi feita por um corpo de jure e teve participação da comunidade através de um QR CODE. A feira reuniu 20 projetos, dez em cada disciplina (física e química) e envolveu os alunos de todas as turmas dos turnos manhã e tarde.
O professor Leonardo Lopes, um dos idealizados do projeto explica que o objetivo da feira é levar para a sociedade os trabalhos que os alunos desenvolvem durante o ano. “O tema que nós optamos o desenvolvimento sustentável, a geração de energia limpa e renovável é um tema alinhada a agenda 2030 da ONU, um programa para a próxima década para o desenvolvimento energético e também abordar um tema que é caríssimo para a sociedade atual que é o problema energético, um problema mundial”, ressaltou.
Dentro do tema da sustentabilidade, os alunos buscaram desenvolver projetos que demonstram como pode existir desenvolvimento pautado na sustentabilidade. “Buscar fontes, alternativas que sejam limpa e que não sejam nocivas ao planeta é primordial, e assim conscientizar a população do uso da energia de forma adequada, evitando desperdícios e propiciar que os alunos ao fazer seu projetos, tenham consciência e que eles sejam capazes de desenvolver e eles mesmos propor soluções. Estive acompanhando de perto todos os trabalhos junto do professor Cassiano e da Professora Bruna, meus colaborados e o resultado realmente foi bem acima da expectativa”, completou Leonardo.
Inovação e sustentabilidade em pauta
A escola Luís Teixeira mostrou que preza pela troca de conhecimentos entre alunos e professores. Como o projeto de química desenvolvido pelos alunos do 3º Ano “A” Manhã, uma casa sustentável baseada nos projetos de urbanismo das atuais empresas americanas, onde o sistema hidráulico é formado pela captação e reutilização da água e o sistema de energia é todo através da luz do solar. “O nosso projeto se baseia em uma casa limpa e sustentável e ecologicamente correta, a casa tanto na parte elétrica, quanto na parte hidráulica ela é completamente ecológica e sustentável, ela conta com placas fotovoltaicas, que são as populares placas solares, que durante o dia armazenam e utilizam a energia do sol e a noite é utilizada a parte hidráulica do nosso projeto de física, que é uma mini usina hidrelétrica, que produz água de alguma fonte natural”, explica Carla Lourenço Oliveira Marques.
Satisfeito com o engajamento no projeto, o professor de química, Luiz Cassiano ressalta o empenho os alunos em produzir os trabalhos. “É de grande relevância a apresentação de cada trabalho aqui, eu fiquei surpreso com os resultados, a cada ano que passa as nossas expectativas se superam, foi extremamente gratificante acompanhar a desenvoltura e autonomia dos nossos alunos no momento das apresentações, contar com a colaboração das famílias, e perceber o empenho e a dedicação dos nossos docentes, que estiveram desde o inicio da proposta, acreditando e buscando alternativas para romper os desafios e entregar seus melhores resultados”.
Blog Na Mira da Mídia