A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAA, e em parceria com SEBRAE, Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Joaquim Pires – ACCOV e SENAR, realizaram, na manhã do último sábado dia 20 de novembro, o I Dia de Campo e Seminário de Caprinos e Ovinos de Joaquim Pires. O evento foi realizado na fazenda Lagoas, na localidade Mimosa, zona rural do município.
As atividades tiveram início com um café da manhã e discursos de autoridades. Em seguida, os engenheiros agrônomos Herbert Karpegianne e Cláudia Vitória iniciaram suas palestras em que falaram sobre o manejo nutricional e prevenção e controle de verminoses em caprinos e ovinos. Após a fala dos palestrantes, foram realizados sorteios de brindes aos criadores e participantes.
O objetivo do “Dia de Campo” é levar ao máximo de informação e capacitação aos criadores, os quais poderão aplicar em seus rebanhos. Com isso, os produtores evitarão a perda precoce, ganharão melhoramento genético e aumento de peso dos animais.
O evento contou com a presença do prefeito Genival Bezerra (PT), acompanhado da primeira-dama Lêda Maria, o qual falou sobre a importância do evento e da decisão de não realizar um dos maiores eventos do município e do Estado: a XIII Expofeira de Caprinos e Ovinos.
“Devido à pandemia da COVID-19, preferimos este ano não realizar a Expofeira e sim um de campo e seminário, pois além de trazer informações importantes, terá a presença de menor público. No entanto, no próximo ano, se Deus permitir, voltaremos a realizar nossa expofeira”.
Além do prefeito, estavam presentes: o vice-prefeito Chaguinha Santino, o ex-prefeito de Miguel Alves Oliveirinha, o presidente da ACCOV Rayson Lopes, a gerente do Escritório do SEBRAE de Parnaíba, Isabela Carneiro e sua equipe, secretários municipais, vereadores, criadores de caprinos e ovinos de Joaquim Pires e de outros municípios e população em geral.
Vale lembrar que durante a festividade foram tomadas todas as medidas de segurança para conter a disseminação da COVID-19. O uso de máscaras e álcool em gel foram obrigatórios no local.
Fonte: Ascom/Portal R10