Na manhã desta sexta-feira (15/10), na sede da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento foi dado inicio ao Curso Negócio Certo Rural, uma parceria da Prefeitura de Luzilândia com o Sindicato Rural de Matias Olímpio e o SENAR. Ao todo serão 30 alunos que irão participar do curso, uma turma com 15 alunos na sede e outra turma com mais 15 no Povoado Vermelha, a carga horária total do curso será de 46 horas.
A capacitação consiste na administração e gestão rural, onde a instrutora trabalha um plano de negócio que será desenvolvido sobre sua orientação, o curso é voltado para uma cadeia produtiva local, onde o participante se identifique. O curso é dividido em cinco momentos, durante a capacitação cada aluno irá receber uma consultoria, onde serão feitos esclarecimentos e são tiradas duvidas.
Para Carlos Estrela Supervisor produtivo ATG SENAR-PI, o curso é de suma importância. “O produtor vai sair daqui sabendo se vai ter lucro ou prejuízo na sua atividade, a essência do curso não é somente a administração, mas sim a gestão do seu trabalho onde ele aprender com a instrutora, dentro do seu plano de negócio quais são as despesas, quais são as receitas e saber diferenciar cada uma delas, a essência maior é aumentar o lucro do produtor rural”.
Maria Francisca, moradora do povoado Unha de Gato comenta que a realização do curso é um sonho. “Pra mim o curso é muito importante, por que com o aprendizado eu vou realizar alguns dos meus sonhos que eu tenho, que é trabalhar com aquilo que eu gosto, que eu já conheço no meu dia a dia”.