W.D e prefeita Fernanda Marques inauguram Beco Cultural em Luzilândia

Na ultima sexta-feira (08/10), o governador Wellington Dias esteve em Luzilândia inaugurando e autorizando diversas obras no município, entre elas foi inaugurado o Beco da Cultura, um espaço que surgiu a partir do diálogo com artistas, grafiteiros e a prefeita Fernanda Marques abraçou o projeto, que integra e faz parceria com a Coordenadoria da Juventude do Estado.

Foto Moises Saba

Segundo o governador, o Beco da Cultura homenageia pessoas que fizeram parte da história da cidade e no outro lado destaca a arte produzida pelos jovens. “Era um local esquecido e abandonado e agora foi transformado em um belo espaço de turismo para Luzilândia”, disse o governador.

O Beco Cultural é um espaço do município de Luzilândia destinado às juventudes e comunidade em geral para a realização de diversas atividades, como prática de skate, ciclismo, patinação, exposições de artesanato, feiras culturais e gastronomia. A ideia do espaço surgiu após a oficina de grafite realizada pela Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) em parceria com o Conselho Municipal de Juventude de Luzilândia. Desta atividade, também participaram jovens do assentamento Palmares.

Tudo isso para transformar um local que estava subutilizado em um verdadeiro mural a céu aberto com pinturas que mostram a identidade da cidade, além de homenagear pessoas que ajudaram a construir a história de Luzilândia. Depois da reforma do espaço os artistas visuais realizaram uma intervenção com painéis de grafite no espaço, com diversas representações, como caricaturas e personas. Dentre estes artistas, esteve a professora de grafite e técnica da Cojuv, Maria Simone.

A prefeita Fernanda Marques disse que o Beco da Cultura surgiu a partir de uma oficina realizada pela Secretaria da Juventude e os jovens tiveram a ideia de transformar esse beco esquecido num espaço de arte. “Aqui teremos feirinhas e os jovens poderão andar de patinhos e skate”, comenta.

Para Paulo César, artista visual de Luzilândia, participar do evento foi de suma importância, foi mais um degrau na sua carreira. E ele esclarece que a interação com outros artistas gerou trocas de experiências e aprendizados técnicos, pois para muitos o grafite foi uma inovação na cidade e ensinou muito sobre a Cultura Hip Hop.

“Para mim o grafite veio para somar, para preencher uma lacuna de aprendizado. E acredito que a minha obra será uma das peças mais importantes que já fiz, pois todo artista tem a meta de deixar um legado, uma proposta. Porque a minha obra de arte vai representar muito a cidade já que eu fiz a igreja matriz, a igreja de Santa Luzia. De fato, fiquei muito emocionado com o trabalho realizado.” Paulo César

Maria Simone completa dizendo que o intuito com esse trabalho é mostrar para a sociedade um pouco sobre a cultura do grafite, do hip hop e arte de rua. A ideia é quebrar o preconceito de achar que grafiteiro é marginalizado. Depois dessa oficina os próprios artistas pediram um espaço para eles conversarem e dialogarem.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí e Geleia Total.

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851