Covid-19: Vigilância Sanitária de Luzilândia faz trabalho decisivo durante a pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, em especial na gestão da Prefeita Fernanda Marques, a Vigilância Sanitária de Luzilândia que tem a frente o coordenador Amarildo Gomes Fonseca passou a ter maior visibilidade no que se refere às ações de combate a Covid-19.

Uma das preocupações da gestão é que os servidores atuem diretamente e com maior rigor na fiscalização do cumprimento dos Decretos que estabelecem as medidas sanitárias necessárias para o bom funcionamento dos estabelecimentos, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

O coordenador Amarildo Fonseca explica que são inúmeras as ações da vigilância no município, desde a perturbação entre vizinhos, até a água que vai até as torneiras das pessoas. “Quando não conseguimos resolver amigavelmente, a gente tem o poder publico para nos dar suporte, apoio da Policia Militar, da Policia do estado, da Guarda Municipal que nos auxilia, a secretaria de saúde, a vigilância epidemiológica, é uma parceria. Hoje nosso município está com um índice muito baixo de pessoas contaminadas, isso graças às ações da vigilância, que não mede esforços para eliminar, reduzir e prevenir riscos à saúde”.

Atualmente, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica está permanentemente atenta e pronta a agir, é o que relata Clayson Amaral Rodrigues, veterinário responsável pelas ações no município. “A vigilância se divide em três, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância ambiental, são os braços da secretaria de saúde que faz esse trabalho de prevenção, de orientação, campanhas de doenças transmissíveis e não transmissíveis entre outras. A função primordial da vigilância seja ela qual for é de estarem prevenindo, os agentes tem metas a cumprir mensalmente”.

Marcelo Carvalho Coord. da vigilância epidemiológica, Amarildo Fonseca Coord. da vigilância sanitária e Clayson Amaral veterinário.

Clayson, explica ainda que a vigilância sanitária, assim como a epidemiológica tem poder de policia, “No caso de alguém incorrer na prática de infrações sanitárias, a vigilância deve proceder às ações punitivas, aplicando penalidades, tais como a advertência, a multa, a interdição total ou parcial de estabelecimentos, a apreensão de produtos, a cassação de alvarás, licenças e autorizações de funcionamento, entre outras penalidades previstas em lei. A vigilância sanitária aqui de Luzilândia tem o apoio incondicional da secretária de Saúde, ela já veio aqui conversar com os profissionais, dar total apoio para que esse trabalho seja desenvolvido da melhor forma para que alcance o nosso objetivo, que é o controle de endemias, para que as doenças não fujam do controle”, resume o veterinário.

O coordenador da vigilância epidemiológica Marcelo Carvalho, alerta para outros problemas no município, além da Covid-19. “Existem muitos outros problemas em Luzilândia, não é só a Covid-19, os agentes entrando na sua residência ele detecta possíveis problemas entre animais, que são as leishmanioses (calazar), e problemas com a dengue, por que ela nunca acabou, apesar de que atualmente o foco seja a Covid. Se o agente chegar a sua residência receba-o bem, e comunique possíveis problemas, para que a vigilância epidemiologia, assim como a sanitária venha a fazer a devida intervenção”.

Marcelo finaliza fazendo um apelo à população de Luzilândia. “Não deixe de usar máscara, álcool em gel, manter o distanciamento, queremos a colaboração nesse sentido, nos ajudem. O nosso município está dando todas as informações necessárias, tá comunicando como se deve fazer, agir, só assim com a conscientização de todos vamos vencer”.

No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde, o município contabiliza 08 casos ativos e nenhum suspeito. O município já aplicou mais de 16 mil doses da vacina.

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851