Você acha que merece ser provido e soube que há na empresa uma vaga aparentemente perfeita para o que você imagina. Claro que você espera que seu chefe cuide disso, fazendo a promoção ou, se a decisão não for dele, pelo menos recomendando o seu nome para o posto. Pois é, seria ótimo se a situação se desenrolasse assim, mas, na maior parte dos casos, é preciso que você estabeleça uma conversa franca com o gestor para convencê-lo do seu merecimento.
Para dar uma força para quem está nessa situação, o autor de Como Mandar no Seu Chefe, da Editora Saraiva, Gonzague Dufour, criou um roteiro para estabelecer essa conversa com seis tipos de chefe. Confira!
Chefe Intimidador: é um tipo agressivo, que dá ordens e controla tudo. Ele até pode produzir bons resultados, mas, via de regra, muito difícil trabalhar com ele. Pedir promoção, então, é tarefa árdua. Esse tipo não gosta quando alguém lhe diz que merece uma promoção. Ele prefere tomar a iniciativa e promover o funcionário no momento mais oportuno para ele. Como ele é movido pelo ego, é quase uma ofensa quando um colaborador pede para deixar sua equipe.
Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Eu decido quando você estará pronto para ser promovido.”
Dica de Dufour: aplique métodos “indiretos” para incentivar o Intimidador a promovê-lo. Uma sugestão é espalhar (com a ajuda de amigos) um boato de que o headhunter contatou você. É arriscado, claro, mas essa história pode levar o Intimidador a se proteger. Ele não vai querer que você assuma um cargo gerencial, como o dele, no concorrente, ne? Outra dica é aproveitar o momento de apresentação de resultados (desde que, claro, os seus sejam excelentes), para conversar com o RH sobre vagas em outras áreas. Se o Intimidador perceber que pode perder você para outro grupo, ele pode ficar mais interessado em promovê-lo e assumir os méritos pela sua ascensão.
Chefe Bonzinho: ele é consistente, calmo, comunicativo, mas não lida bem com riscos e nem com nada que atrapalhe seus planos. Esse gerente está sempre alerta a qualquer movimento que possa prejudicá-lo. Se sua promoção representar algum risco para ele – por não saber se você será bem sucedido ou se fará falta na equipe – dificilmente ele apoiará a ideia.
Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Agora não posso me dar ao luxo de correr o risco de tentar sua promoção.” Ou (se não for tão sincero): “Esta não é uma boa hora” ou “Você precisa acumular mais experiência para assumir um cargo de nível maior”.
Dica de Dufour: apresente argumentos sólidos e convincentes. “Se for possível documentar suas realizações e demonstrar porque é justo e apropriado receber a promoção, talvez seja possível convencer a relutância do Bonzinho em correr riscos, ainda mais se esse risco for relativamente pequeno”, diz ele. Vale até recrutar outras pessoas para ajudá-lo a elaborar a justificativa. O Bonzinho, diz Dufour, costuma se deixar levar pela opinião das pessoas em quem confia e respeita.
Chefe Caleidoscópio: sua personalidade muda de acordo com a situação principalmente para manipular pessoas e situações ao seu favor. Ele é extremamente brilhante e sagaz em termos profissionais e tudo o que busca é acumular e concentrar poder. Ele não promove alguém por recompensa ou mérito. Eles promovem de acordo com as necessidades de negócios. “Se uma promoção for útil à sua base de poder, provavelmente ele lhe dará o cargo pretendido”, diz Dufour. “Se o seu grupo possuir desempenho excelente e estiver crescendo, ele o promoverá para garantir um de seus colaboradores no comenda da área que expandiu.”, explica. No entanto, se ele acha que o melhor para ele é manter as coisas como estão, você não receberá a promoção.
Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Preciso que continue onde está; se os resultados melhorarem e os negócios crescerem, talvez o coloquemos numa posição de responsabilidade maior.”
Dica de Dufour: escolha a hora certa para falar, pode ser quando certa, quando o grupo estiver se saindo bem, quando o próprio Caleidoscópio será promovido ou quando a companhia estiver crescendo. Esse tipo de chefe precisa acreditar que a sua promoção o ajudará a expandir a base de poder. “Ao conceder seu pedido de promoção, ele deve pelo menos acreditar que uma das seguintes situações é verdadeira: a promoção lhe dará maior controle sobre os recursos internos; aprimorar os resultados do grupo; ou colocar uma de suas pessoas numa área na qual anteriormente não contava com ninguém.” Fica a dica.
Chefe Estrela: cheio de energia, dramático e voltado à ação, ele não tolera burocracia ou qualquer coisa que exija paciência. Ele adora ocupar a ribalta, mas quer, no fundo, que a equipe seja bem-sucedida e siga os seus passos.
Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Você precisa provar que está pronto.”
Dica de Dufour: descubra como impressionar o Estrela, seja com um estudo, uma apresentação, um relatório etc. Você precisa chamar a atenção para suas ideias e capacidades. Atitudes dramáticas ganham mais o seu respeito do que a competência do dia a dia.
Chefe Cientista: ele é altamente lógico e aberto ao feedback, mas também pode se agarrar a uma teoria nada racional, podendo ser distraído e de difícil comunicação nesse estado. Esse tipo promove as pessoas que exibem maiores capacidades e conhecimento em sua área particular. Se você fizer parte de um grupo financeiro e demonstrar ser um mago das contas a receber, estará a caminho da promoção.
Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Você acumulou um conhecimento razoável, mas precisa ser melhor do que razoável para eu considerá-lo para aquele cargo.”
Dica de Dufour: você precisa ser mais astuto e capacitado do que os seus colegas. Talvez seja necessário investir algum tempo nessa iniciativa, indo a seminários, fazendo cursos, oferecendo-se como voluntário em tarefas para acumular e ampliar suas qualificações. A parte boa é que, se você compartilhar o que sabe no grupo do Cientista, ele logo notará que você melhorou. Quando ele estiver satisfeito com seu conhecimento, ele mesmo oferecerá a promoção. Simples assim.
Chefe Umbigo: seu grande ego sempre precisa ser alimentado e ele gosta que tudo gire ao seu redor. Esse tipo de chefe só promove quando a promoção lhe render algum benefício ou vantagem – não por merecimento ou para ajudar a organização.
Resposta-padrão ao pedido de promoção: “Por que eu devo promovê-lo e não ao Joe ou à Joan?” ou qualquer variação de “O que eu ganho com isso?”.
Dica de Dufour: primeiro, descubra alguns ganhos que ele pode ter com a sua promoção – você pode retribuir o favor no futuro, ele pode ser visto como um grande desenvolvedor de talento etc. Depois, apresente a justificativa de que, se você for promovido, ele sairá lucrando.