Para o vereador Cristóvão, autor e idealizador da proposição na Câmara, a audiência foi um primeiro passo para se enfrentar esse grave problema que atinge do pobre ao rico.
Nesta sexta-feira (02), por iniciativa do vereador Cristóvão, do PT, a Câmara Municipal de Luzilândia realizou Audiência Pública para discutir e debater sobre Segurança Pública na região.
Os índices de criminalidade e de violência na região da Grande Luzilândia têm alarmado a população e as autoridades locais. Foram convidados para o debate o secretária da Segurança Pública do Piauí, capitão Fábio Abreu, a deputada estadual, ex-prefeita e secretária da Infraestrutura do Estado Janainna Marques, o prefeito Ronaldo Gomes, o Capitão Saraiva, secretário da Guarda Municipal, o promotor de justiça e o delegado do município, além de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades locais, comerciantes e a população em geral.
Secretário de Segurança Fábio Abreu |
No seu pronunciamento, o prefeito Ronaldo Gomes lembrou ao secretário da Segurança que em virtude do alto índice de criminalidade no município, como assaltos contínuos nas zonas urbana e rural, já encaminhou pedidos à Secretaria da Segurança para aumentar o efetivo policial na cidade e a instalação do serviço de monitoramento eletrônico em acessos e pontos estratégicos da cidade, como, por exemplo, a entrada da cidade e a cabeceira da Ponte de Luzilândia que dá acesso ao vizinho Estado do Maranhão, um dos maiores produtores de maconha do Nordeste e rota de fuga para marginais.
Prefeito Ronaldo Gomes |
A Deputada Janainna Marques dirigiu-se à tribuna e em seu discurso garantiu a designação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais para a implantação do sistema de monitoramento solicitado pelo prefeito ao secretário da Segurança Pública.
Dep. Janainna Marques |
O secretário Fábio Abreu disse que apesar das dificuldades financeiras, tem envidado esforços para minimizar as agruras do povo de Luzilândia e das cidades circunvizinhas. Mas, que a audiência foi muito importante e que levará o problema para o governador Wellington Dias, para que se possa viabilizar uma logística para atender as reivindicações. Um problema de imediato será minimizado com o aumento do contingente policial. Fábio não deixou de lembrar que o Estado do Piauí enfrenta uma crise com a falta de um efetivo policial para atender a população.
Para o vereador Cristóvão, autor e idealizador da proposição na Câmara, a audiência foi um primeiro passo para se enfrentar esse grave problema que atinge do pobre ao rico. Segundo ele, todos têm que se unir nessa grande cruzada para enfrentar o crime e a violência, contribuindo com ações e proposições para minimizar o sofrimento das pessoas para a construção de uma sociedade do bem, mais tranquila.
Vereador Cristóvão |
Fonte: JL, Fotos: Eduardo Garcess