Mantendo viva a tradição, há 17 anos a Companhia de dança Rouxinol Portuguesa representa a cidade de Luzilândia nos palcos juninos, não só no estado do Piauí, mas em todo e qualquer lugar em que a cultura estiver presente.
Foto: Arquivo Pessoal/Facebook |
Formada por jovens e adolescentes de Luzilândia, a dança portuguesa Rouxinol foi Introduzida pelos irmãos Maria Lúcia dos Santos e Edival Santos em 1989 com apoio e pioneirismo da senhora Fátima. Em 2001 os irmãos Lúcia, Edival e Janieuda mudaram o nome do grupo para Dança Portuguesa Rouxinol. Em 2005 o movimento passou a ser coordenado por João de Jesus Gonçalves Oliveira, permanecendo até os dias atuais.
Já são 17 anos encantando e apresentando o talento dos luzilandenses nos palcos juninos do Piaui, Maranhão e Ceará, o movimento cultural é uma das poucas manifestações que representam a influência portuguesa no Piaui e traz um leque de conhecimentos com finalidades educativas para a comunidade espectadora,em 2016 o movimento passou a ser reconhecido como uma COMPANHIA DE DANÇA, mantendo viva e concretizada a cultura Luzilandense, Piauiense e até mesmo Brasileira, esse é o desejos dos idealizadores e membros da COMPANHIA DE DANÇA PORTUGUESA ROUXINOL. Atualmente realizam apresentações em programas de TV e são reconhecidos como patrimônio cultural de nossa cidade.
Foto: Arquivo Pessoal/Facebook |
“Não somos os melhores, mas sim procuramos fazer aquilo que temos de melhor”. Comentou João Oliveira coordenador da Companhia em sua rede social.
Este ano com o Tema: Guerreiros da Luz, a Companhia mostra que veio para fazer bonito, pois a dança é mais do que um ritmo exato, ela é a expressão da alma, ela é aquilo que as palavras não conseguem expressar! Com as melhores armas, talento, simpatia e humildade e a força de um guerreiro, inspiram este jovens a lutar por seus ideais na temporada 2017. Guerreiros que não fogem das lutas diárias, as criticas, as desconfianças, este apenas servem como degraus e os fortalecem, hábeis e otimistas a cada dia, a cada apresentação, a cada palavra desmotivadora, a cada não são fortalecidos, pois tem a Luz como sua fonte de inspiração.
Foto: Arquivo Pessoal/Facebook |
A luz, que uma vez apagada, poderá a qualquer momento acender com mais brilho e intensidade. Estas são as causas pelas quais ainda acreditam no que fazem, a luta é diária, “Os Gladiadores”, com suas espadas e escudos em punho lutam contra qualquer desafio, afim de superar e mostrar o proposito da cultura, e o valor de representar bem a cidade nos palcos juninos.
“A força de um guerreiro não se encontra no ataque, mas sim na resistência”! Afirmou uma das dançarinas da companhia. O nosso corpo se move e nossa alma dança, somos a Rouxinol, somos a cultura, temos o orgulho de ser Luzilandense!
Traçando e fazendo história, revelando talentos e conquistando amigos, conhecimentos e experiencias ao longo dos anos. Olhando para o futuro, e preparados para tudo que virá, estão prontos pra qualquer batalha, ou diria apresentação? Concorrência e inimigos para eles não existem, por fazem o que gostam, e amam dançar e não precisam se mostrar superior ou inferior. Para eles adversários não são inimigos.
Por Ricardo Valle, Blog Na Mira da Mídia