Hospital de Luzilândia recebeu nesta segunda-feira (19) equipamentos modernos e passará por reforma e ampliação

A solenidade de autorização e entrega de equipamentos aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), às 8h30 no Hospital Estadual

Foto: Douglas Sampagode
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (19) no HEGCB (Hospital Estadual Gérson Castelo Branco) em Luzilândia, a solenidade de entrega no novo centro cirúrgico que leva o nome em memória de Fernanda Rocha Rodrigues que trabalhou no setor de cirurgia do hospital durante muitos anos.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora do estado, Margarete Coelho, do Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, Senador Ciro Nogueira, Deputado Federal Paes Landim, Deputada Janaínna Marques, Superintende de Assistência a Saúde, Alderico Tavares, prefeito de Joca Marques, Betão e a vice Fernanda Marques, prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra, prefeito de Caxingó, Washington Luiz, prefeito de Matias Olímpio, Fogoió, vereadores de vários municípios, lideranças políticas e populares além dos pais, irmãos, familiares e amigos da jovem Fernanda Rocha, homenageada com o novo centro cirúrgico do HEGCB, estiveram presente na solenidade.


O novo centro cirúrgico conta aparelhos modernos e deve duplicar o numero de cirurgias realizados no hospital. Vale ressaltar que  HEGCB atende hoje, não o município de Luzilândia como toda a região do Território dos Cocais com mais de 12 municípios. Entre os vários equipamentos entregues durante a solenidade, aspiradores de secreção elétrico móvel, autoclave horizontal de solo, camas hospitalares automáticas, cardiovesor, foco cirúrgico, sistema de vídeo laparoscopia, eletrocardiógrafo e mesa cirúrgica elétrica. Foi entregue ainda uma ambulância para remoção dos pacientes. 


Reforma e Ampliação do Hospital de Luzilândia

Foi assinado ainda a autorização para reforma e ampliação do hospital, onde serão destinados recursos em torno de R$ 4 milhões, provenientes de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira e do deputado Maia Filho (Mainha). 

Para a deputada Janaínna Marques, o secretário de saúde do estado juntamente com o governador do estado, estão revolucionando e trabalhando muito na saúde piauiense. “É uma alegria muito grande estar recebendo esses aparelhos e ver que agora não vai ser mais 80 cirurgias por mês e vamos duplicar esse numero atendendo assim não só a cidade de Luzilândia como outros municípios que fazem uso deste hospital” destacou a Secretária da Infraestrutura, deputada Janaínna Marques.


O Superintende de Assistência à Saúde, Dr. Aderico Tavares fala na realização de um sonho estar servido diuturnamente a população. “A gente precisa ter fé para realizar e melhorar esse hospital, com o aparelho de vídeo laparoscopia, a gente o Hospital de Luzilândia o primeiro do interior a realizar um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, de alta complexidade, igualando ao HGV”. O médico lembrou ainda “No ano de 2017 nós operamos 1048 pessoas, que deixaram de ir para Teresina” afirmou o Alderico Tavares.

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, o governo do estado vem fazendo os investimentos necessários para consolidar a descentralização da saúde, levando maior estrutura para os hospitais do interior do estado. “É uma obra de grande importância pra esta cidade, praticamente teremos um novo hospital aqui em Luzilândia, muito embora não seja um hospital regional, mas é de grande importância para os municípios desta região. É mesmo uma boa notícia de investimento em saúde e para qualidade de vida da população deste Território”, avalia.


O Secretário da Saúde do Estado, Florentino Neto reconheceu o trabalho desenvolvido pela direção e o corpo técnico do hospital,  o secretário enfatizou a importância da unidade de saúde para a região do Território dos Cocais. Como o centro cirúrgico ampliado e os novos equipamentos, Florentino explicou que o Hospital vai dobrar a capacidade de produção de cirurgias. “Este hospital, em suas condições normais, já realiza cerca de 80 cirurgias por mês e com o incremento que estamos entregando aqui, com a atualização tecnológica que estamos permitindo hoje, por meio de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, este hospital duplicará sua capacidade de produção. Aparelho como um de vídeo laparoscopia vai possibilitar procedimento cirúrgico menos invasivo, mais seguro e com menor tempo de recuperação para o paciente” afirmou.


O Senador Ciro Nogueira destacou o trabalho do governador do estado em descentralizar a saúde levando par ao interior do estado condições aos hospitais atenderem sem precisar mandar paciente para Teresina. “ Aqui na região nos vamos ter um hospital de referencia, que vai dar suporte aos municípios, e vai chegar o dia que não mais será necessário encaminhas pacientes para Teresina”, afirmou o senador.


Fonte: Blog do Sampagode, editado. 

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851