Na tarde desta terça feira (29.06.2021), a Prefeita Municipal de Luzilândia, Dra. Fernanda Pinto Marques, acompanhada dos Vereadores João Filho (Vice-presidente da Câmara Municipal); Fernando Aguiar de Carvalho; Cristóvão Rodrigues; do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Luzilândia, Dr. José Lima Neto; e do líder político e ex-vereador Chico Cassimiro, foram recebidos em audiência pelo Superintendente Regional do INCRA no Piauí, Dr. Tiago Mendes Vasconcelos, e pela Coordenadora Nacional do Projeto Titula Brasil, Dra. Thaís Silva Pires de Moura, que se encontra em Teresina, oportunidade em que a prefeita assinou um Acordo de Cooperação Técnica da Unidade Municipal de Cadastro do INCRA/Luzilândia; tratou de uma barragem de um assentamento que se encontra com risco de rompimento; e, por último, sobre a celebração de convênio INCRA e Prefeitura de Luzilândia, sobre o Programa Titula Brasil.
A Coordenadora Nacional, em Brasilía, do Programa Titula Brasil, Dra. Thais Silva Pires de Moura, é filha do luzilandense Emerson Meneses Pires de Moura.
O Programa Titula Brasil visa aumentar o alcance e a capacidade operacional da política pública de regularização fundiária, agilizar o procedimento de titulação provisória e definitiva, garantir maior eficiência e celeridade ao processo e fomentar boas práticas no federalismo cooperativo com os municípios.
A prefeita Fernanda Marques ficou muito satisfeita e garantiu que o município de Luzilândia vai aderir ao Programa Titula Brasil, visto que, tem sete assentamentos com potencial de 280 famílias.
A prefeita sabe que o Programa Titula Brasil irá trazer grande progresso para sua cidade.
Com a adesão a Prefeitura se tornará responsável por oferecer os recursos humanos para o núcleo do INCRA que deverá ser implantado na cidade de Luzilândia, e com isto, não haverá necessidade das pessoas se deslocarem para Teresina para tratarem de assuntos junto ao INCRA.
O núcleo do INCRA em Luzilândia será responsável por implementar, coordenar e capacitar os recursos humanos disponibilizados pelo município para realização dos trabalhos e não haverá repasse de recursos a prefeitura, tratando-se de uma parceria.
Fonte: Portal Norte Piauí