A professora de língua portuguesa Luzia Nilma da Unidade
Escolar Luís Teixeira em Luzilândia, pela primeira vez desenvolveu junto aos
alunos da referida escola a produção de um trabalho cientifico. O projeto
envolveu alunos do turno manhã, e contou com a participação das turmas do 2º
ano, mas o foco principal foi os alunos do 3º ano, visto que estes estão
deixando a escola e logo se tornarão futuros universitários.
Escolar Luís Teixeira em Luzilândia, pela primeira vez desenvolveu junto aos
alunos da referida escola a produção de um trabalho cientifico. O projeto
envolveu alunos do turno manhã, e contou com a participação das turmas do 2º
ano, mas o foco principal foi os alunos do 3º ano, visto que estes estão
deixando a escola e logo se tornarão futuros universitários.
Para os
alunos do segundo ano foram analisadas obras de Machado de Assis como o
Alienista, já no terceiro ano, alguns alunos adotaram obras nacionais
para fundamentar o referencial teórico. O
projeto buscou inserir os alunos do ensino médio em praticas de pesquisa
universitária, incentivando o interesse pela ciência, além de conhecer as
principais formas de produção cientifica, bem como a estrutura dos principais
tipos de trabalhos acadêmicos.
alunos do segundo ano foram analisadas obras de Machado de Assis como o
Alienista, já no terceiro ano, alguns alunos adotaram obras nacionais
para fundamentar o referencial teórico. O
projeto buscou inserir os alunos do ensino médio em praticas de pesquisa
universitária, incentivando o interesse pela ciência, além de conhecer as
principais formas de produção cientifica, bem como a estrutura dos principais
tipos de trabalhos acadêmicos.
Na manhã desta sexta-feira (25), após passar por diversos
dias sob orientações, os alunos apresentaram seus trabalhos no pátio da escola.
A convite da professora foi formada uma banca examinadora formada por
professores da própria instituição, que simulou exatamente uma
“Defesa de TCC”.
dias sob orientações, os alunos apresentaram seus trabalhos no pátio da escola.
A convite da professora foi formada uma banca examinadora formada por
professores da própria instituição, que simulou exatamente uma
“Defesa de TCC”.
Os critérios de avaliação da banca
perfizeram grupos de questões como a apresentação e o trabalho escrito
entre outros, também foram observadas a postura dos oradores, a imagem que
eles passaram, ou ainda se explicam de forma clara e objetiva, por fim como
estavam os slides além da estrutura do trabalho.
perfizeram grupos de questões como a apresentação e o trabalho escrito
entre outros, também foram observadas a postura dos oradores, a imagem que
eles passaram, ou ainda se explicam de forma clara e objetiva, por fim como
estavam os slides além da estrutura do trabalho.
A professora percebeu que muitos alunos,
principalmente do terceiro ano, estavam aceitando desafios cada vez mais
difíceis. E se sentiu tocada a lançar mais um. Segundo ela, é isso que
motiva a aprendizagem. Os alunos abraçaram o
desafio de fazer um projeto de pesquisa em estilo TCC, para investigar
situações vivenciadas por eles, dentro e fora da escola.
principalmente do terceiro ano, estavam aceitando desafios cada vez mais
difíceis. E se sentiu tocada a lançar mais um. Segundo ela, é isso que
motiva a aprendizagem. Os alunos abraçaram o
desafio de fazer um projeto de pesquisa em estilo TCC, para investigar
situações vivenciadas por eles, dentro e fora da escola.
A exemplo foram apresentados trabalhos voltados para a
Qualidade da merenda e evasão escolar, Bullying na escola, Preconceito racial e
homofobia no ambiente escolar, Problemas enfrentados pela população de
baixa renda da cidade de Luzilândia, Melhorias na limpeza do mercado publico,
entre outros. Todos voltados à Unidade Escolar na qual participam. “O
resultado foi surpreendente. Houve uma dupla que aproveitou as olimpíadas para
preparar seu projeto sobre a prática de esporte na escola. A meu ver, temos
alunos prontinhos para adentrarem em um curso superior”. Enfatizou a
professora.
Qualidade da merenda e evasão escolar, Bullying na escola, Preconceito racial e
homofobia no ambiente escolar, Problemas enfrentados pela população de
baixa renda da cidade de Luzilândia, Melhorias na limpeza do mercado publico,
entre outros. Todos voltados à Unidade Escolar na qual participam. “O
resultado foi surpreendente. Houve uma dupla que aproveitou as olimpíadas para
preparar seu projeto sobre a prática de esporte na escola. A meu ver, temos
alunos prontinhos para adentrarem em um curso superior”. Enfatizou a
professora.
A professora nos conta que ao corrigir TCC’s de algumas
instituições, percebeu o despreparo de alguns acadêmicos. “Eu vi que
estávamos errando no ensino médio” desabafa. Perguntamos para a
professora: Este foi o ultimo projeto que a escola deu apoio ainda para o
aluno letivo de 2018, ou seja foi de suma importância. Você acha que a
escola deveria incentivar mais projetos como este?
instituições, percebeu o despreparo de alguns acadêmicos. “Eu vi que
estávamos errando no ensino médio” desabafa. Perguntamos para a
professora: Este foi o ultimo projeto que a escola deu apoio ainda para o
aluno letivo de 2018, ou seja foi de suma importância. Você acha que a
escola deveria incentivar mais projetos como este?
“A escola está recheada de bons projetos. Acredito
que este veio pela primeira vez e vai ficar. Por conta da boa aceitação, tanto
por parte da direção e coordenação como também por parte do alunado”.
Afirma.
que este veio pela primeira vez e vai ficar. Por conta da boa aceitação, tanto
por parte da direção e coordenação como também por parte do alunado”.
Afirma.