
Na manhã deste sábado 25/05, os alunos das turmas 2º B, 3º A e B, do CETI Cleonice Teles, realizaram a culminância do Projeto Festival da Matemática com o Tema “A valorização da Matemática“, com início às 08:30 da manhã no pátio da escola. O projeto teve início com a abertura e apresentação dos professores e equipes pelo professor Francielton Sousa, além da formação da mesa julgadora.

O projeto prosseguiu com seu cronograma e contou com a participação de todo corpo escolar. Os alunos usaram suas criatividades para criação de: paródias, poesias, peças teatrais e ornamentação do local, conforme, o desígnio projetado . No primeiro momento, foram executadas as seguintes dinâmicas; apresentação do grito de guerra, mascote da turma ( aluno caracterizado com adereços baseado no tema), confecção de um bolo, desfile e melhor caracterização de um matemático, . Em seguida, foi dado um tempo para os alunos lancharem. No momento, os cantores Josué Farra e Everton dos Teclados animaram o público.

De acordo com a professora Cristiane Garcês idealizadora do Festival da Matemática, o projeto tem o objetivo de valorizar e estimular a aprendizagem da disciplina através de recursos pedagógicos que despertem no aluno, o interesse pela estudo da matemática e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
![]() |
Professora Cristiane Garcês- Idealizadora do projeto |
No retorno das atividades, os alunos completaram as dinâmicas restantes, responder questões envolvendo matemática, peças teatrais e torta na cara e os jurados deram notas as equipes, a classificação ficou na seguinte ordem: em terceiro lugar ficou o 3º B, em segundo o 2º B e, em 1º lugar o 3º ano A, que ganhou como premiação o dinheiro arrecadado no bingo.
Fonte: PORTAL RIO PARNAIBA