Escola do DNOCS promove Projeto Educação e conscientização no Trânsito

Celebrado
anualmente no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito tem como
objetivo conscientizar a população sobre os cuidados que os motoristas e
pedestres devem adotar quando estão no trânsito. O dia foi instituído no
ano de 1997 e teve como base o Código Brasileiro de Trânsito. Faz parte da Semana
Nacional de Trânsito, com início no dia 18 e término no dia 25 de setembro. Pensando
nessa conscientização a Unidade Escolar Perímetro Irrigado I, localizada no
Conjunto 87 DNOCS, município de Luzilândia, realizou nesta tarde o Projeto
Educação no trânsito. 


O evento mostrou que é de fundamental importância promover uma percepção em relação às práticas de trânsito no ensino educacional, visto que as crianças serão futuros condutores e pedestres. Sendo assim, é significativa a necessidade da realização de atividades relacionadas ao Dia do Trânsito para os alunos da educação infantil. 
As atividades do Dia do Trânsito realizadas na escola serviu como um método de ensino  didático que ajudará o aluno na compreensão do conteúdo e, consequentemente, adoção das práticas propostas. O projeto enfatizou o professor no papel de educador, sendo o responsável por motivar os alunos a apresentar o tema a ser discutido, propondo tarefas e atividades a serem desenvolvidas na escola e estendendo-se para a o ambiente familiar. 
A promoção e desenvolvimento das atividades do projeto foram fundamentais para a compreensão dos alunos da educação infantil sobre as regras e deveres relacionados ao trânsito. Por meio dos projetos, as crianças podem atuar como agentes educativos, dentro do ambiente familiar. 
A escola é uma das principais responsáveis em promover, desde de muito cedo, o papel do cidadão em relação ao comportamento em sociedade, gerando a reflexão por meio de temas importantes e atuais, e foi isto que a escola fez durante todo o ano letivo. “Este foi o ultimo projeto do ano, por isso é tão importante. A família, como base educacional e comportamental, deve auxiliar a escola durante esse processo de aprendizagem da criança para que isso gere um resultado significante em relação ao que foi proposto” comenta Juliane, gestora da escola. 
As atividades do Dia do Trânsito são fundamentais também para o crescimento pessoal, pois mesmo que pequenos, os alunos já estão inseridos nas práticas de trânsito básicas, como atravessar a rua, usar cinto de segurança, andar de transporte público, dentre outras. De forma lúdica, as crianças participaram de um Circuito de Trânsito simulando um percurso de carro em que conheceram faixa de pedestre, semáforo, placas e agentes educadores de trânsito.
Através desta e de outras atividades aprenderam a respeitar algumas placas importantes e ter atitudes corretas para evitar causas de acidentes no trânsito como: conhecimento sobre as placas; as cores do semáforo,  não falar ao celular; respeitar o próximo e ter paciência.
Projetos como este são importantes pois através deles as crianças aprendem que devemos respeitar as leis de trânsito. E hoje elas aprenderam se divertindo! 
 
Blog Na Mira da Mídia

. Anuncios

WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.08
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (1)
WhatsApp Image 2021-07-17 at 07.59.09 (2)
WhatsApp Image 2021-07-22 at 3.35.17 PM
WhatsApp Image 2021-08-16 at 9.01.22 PM

© Blog Na Mira da Mídia | 2021 | Direitos Reservados

Desenvolvido por: Nichollas Castro (61) 98440-4851